Tijucas

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE TIJUCAS

Após notícias falsas espalhadas na imprensa pelos ex-diretores do partido no município, viemos por meio deste elucidar com a clareza e verdade dos fatos, que é caminho único para uma democracia

ícone relógio27/02/2024 às 12:00:00- atualizado em  
NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE TIJUCAS

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE TIJUCAS

(Comissão provisória)

Primeiramente por meio deste agradecemos os inúmeros contatos de amigos, empresários e lideranças locais em apoio a nova diretoria da Comissão Provisória do partido dos Trabalhadores de Tijucas. Após notícias falsas espalhadas na imprensa pelos ex-diretores do partido no município, viemos por meio deste elucidar com a clareza e verdade dos fatos, que é caminho único para uma democracia. Portanto para clareza dos fatos não se trata de Golpe e sim readequação de Comissões Provisórias nos municípios com anuência da Executiva do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores com todo embasamento jurídico e estatutário. Ato comum inclusive em diversos partidos políticos.

O último Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores ocorreu em 2019, quando em Tijucas, os filiados votaram e elegeram Diogo dos Santos como Presidente, com mandato que iniciou em 29/10/2019. Ocorre que em 11/04/2020, Diogo dos Santos saiu da Presidência, e em seu lugar ficou Leandro Serpa, escolhido pelo próprio Diretório Municipal, e sua gestão terminou em 29/10/2023. Em 2023, ocorreu o PEDEX (Processo de Eleição Direta Extraordinário), em que os Diretórios Municipais poderiam se reestruturar, alterando sua composição juntamente com convocação para todos os filiados. O antigo Diretório de Tijucas não fez Plenária com os filiados para reestruturação interna. Perdeu o prazo para fazer esta reunião, que era até outubro de 2023, e após ter encerrada sua gestão em 29/10/2023, ficamos sem representação do PT no Município de Tijucas, como consta no site do Tribunal Superior Eleitoral: de 29/10/2019 a 29/10/2023. 

Com esta inércia do Diretório Municipal, os filiados precisaram se juntar para que fosse possível uma representação do campo democrático e petista em Tijucas, o que ocorreu em 08/02/2024, cerca de 3 (três) meses após o fim da vigência do Diretório Municipal. A nova diretoria da Comissão Provisória do PT Tijucas vem reestruturar a cena política local através de novas filiações, capacitações e formações para novas lideranças políticas em nossa cidade e região. O Partido dos Trabalhadores com sua nova diretoria visa também que possamos ter candidatos a disputar as eleições municipais de 2024 em Tijucas/SC, já que na última eleição municipal o partido não conseguiu montar uma nominata de candidatos para o legislativo ou executivo. Esta diretoria também apurou junto a Contabilidade várias prestações de contas de vários anos do diretório municipal que não foram realizadas. E que agora estão sendo resolvidas pela Comissão Provisória, mostrando nosso compromisso com a legalidade e a verdade.

Para maior compreensão de todos, o diretório do PT Tijucas estava inativo perante o Tribunal Regional Eleitoral desde 29/10/2023, com eleições e prestações de contas vencidas e quando ocorre isso, o Diretório Estadual institui uma Comissão Provisória para a reestruturação. Não aconteciam convocações, reuniões mensais, palestras ou capacitações, nem campanhas para novas filiações, ou seja, não existia movimentação real política voltada ao cumprimento do estatuto do Partido dos Trabalhadores. Em outubro de 2023 vencera o prazo para readequações da executiva municipal junto ao TRE, e nada foi feito, motivo pelo qual foi iniciado o processo de criação da Comissão Provisória pelo Diretório Estadual.

É lamentável usarem de homofobia para tentar nos coagir, espalhando Fake News em jornais da região, expondo sem autorização, fotos pessoais, visando apenas se promoverem e nos acusando de golpe. Não podemos deixar passar qualquer discurso de ódio, coação ou atentado contra a democracia, as injúrias e calúnias serão apuradas juntamente com a justiça.

 

João Daniel Ramos 

Presidente da Comissão Provisória do Partido dos Trabalhadores de Tijucas – SC